domingo, 3 de novembro de 2019

Patrimônio cultural da humanidadel; JN apresenta a Serra da Capivara em edição especial

COM MARCELO MAGNO, DO PIAUÍ 

"Agora eu apresento para vocês, por que o Marcelo já conhece bem, o Parque Nacional da Serra da Capivara-PI, que abriga galerias de arte a céu aberto, deixadas por povos ancestrais", iniciou a jornalista Mariana Gross, sobre reportagem especial exibida neste sábado (20/11), no Jornal Nacional, com o piauiense Marcelo Magno na bancada.

Foto: Reprodução/ TV Globo

Em exibição especial na comemoração dos 50 anos do Jornal Nacional, o jornalista piauiense Marcelo Magno e a jornalista Mariana Gross, do Rio de Janeiro, assumiram a bancada do JN.

A reportagem especial sobre a Serra da Capivara iniciou com a história de Niede Guidon, a arqueóloga responsável por pesquisar e tornar o parque como um dos maiores patrimônios históricos do Piauí, Brasil e mundo. 
Foto: Reprodução/ TV Globo

"Eu lembro que eu fiquei absolutamente impressionado pela beleza da paisagem, e vi que essa pinturas eram completamente diferentes de tudo que se conhecia e foi tudo isso que mostrou a importância de começar uma pesquisa aqui na região", disse a arqueóloga.
[1/5] Foto: Reprodução/ TV Globo

Depois de muitas idas e vindas, Niede se mudou definitivamente para o Brasil em 1992, graças as descobertas da arqueóloga, a Onesco reconheceu o Parque Nacional da Serra da Capivara como patrimônio cultural da humanidade.

Pesquisadores acreditam que ainda há muito para se descobrir, a área de preservação ambiental com mais de 1,000 sítios arqueológicos atrai cientistas e turistas de todo o mundo.
Foto: Reprodução/ TV Globo

173 áreas com pinturas rupestres estão abertas a visitação. A paisagem mais bela fica por conta do Grotão da Esperança, uma das vistas panorâmicas mais bonitas do parque.
Foto: Reprodução/ TV Globo

De janeiro a setembro, o parque recebeu mais de 22.600 visitantes em, relação ao mesmo período de 2018, esse crescimento é explicado principalmente pela inauguração há quase 1 ano, do Museu da Natureza.
[1/2] Foto: Reprodução/ TV Globo


O museu está dividido em 12 salas temáticas, que contam desde a história do surgimento do universo até as principais mudanças climáticas que ocorreram aqui na terra.

Todos os meses, mais de 3.500 visitantes passam pelo museu.

A reportagem é Fernanda Cardoso e Neiara Pinheiro.