quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Pescador morre afogado em alto mar no litoral do Piauí

A marinha emitiu alerta de ondas de até 3 metros em todo o litoral piauiense, devido o fenômeno conhecido como sizígia.

Um pescador identificado como Anderson da Silva Sousa, de 37 anos, morreu afogado no mar na manhã desta quarta-feira (27/11), no município de Luís Correia, no litoral do Piauí. A marinha emitiu alerta de ondas de até 3 metros em todo o litoral piauiense, devido o fenômeno conhecido como sizígia.

O corpo do pescador foi retirado das águas ainda na manhã desta quarta-feira (27) e encaminhado para o Instituto Médico Legal - IML de Parnaíba. Até o momento não se sabe quais foram as circunstâncias que teria causado o afogamento. 

Fenômeno Sizígia 

O fenômeno sizígia acontece quando a lua entra em fase cheia ou nova e fica alinhada com o sol, exercendo forte influência sobre as marés e nos últimos dias vêm causando grande impacto no litoral do Piauí. 

Segundo a Marinha do Brasil no Piauí, o fenômeno é relacionado à astronomia e ao movimento de rotação da terra, que provoca a variação da maré. 

Devido à situação, vários quiosques das praias de Luís Correia foram atingidos pelas ondas e tiveram parte de sua estrutura danificada. A grande variação deve permanecer até esta quinta-feira (28).

A Marinha alerta os banhistas para evitarem o mar durante esse fenômeno, pois devido a Sizígia uma grande correnteza de retorno se forma e quando a maré baixa, ela tem uma grande força e gera dificuldade para a pessoa retornar à terra, aumentando os riscos de afogamento.


Fonte: Portal MN