quinta-feira, 19 de março de 2020

Piauí tem 63 casos suspeitos de Covid-19 e 25 descartados, diz Sesapi

Estado registrou 88 casos até o momento. 25 foram descartados e 63 permanecem em investigação. Nenhum caso foi confirmado até o momento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.


Kits utilizados para análise do novo coronavírus — Foto: Carolina Diniz/G1

O Piauí já registrou 63 casos suspeitos da Covid-19 até esta quinta-feira (19), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Até o momento 88 foram notificados e 25 foram descartados. Nenhum caso foi confirmado até o momento.

Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Piauí). O primeiro caso suspeito de coronavírus foi informado pela Sesapi no dia 27 de fevereiro.

Segundo a Sesapi, a partir desta quinta-feira (19), haverá mais rapidez no resultados dos exames, porque eles passarão a ser realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI). Até então, o material coletado era encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O Lacen era responsável apenas pelo diagnóstico do Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1,2 e 3 e Adenovírus). Seguindo o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde (MS), o laboratório realizava o primeiro teste para averiguação do painel viral onde estão vários vírus.

Se esse teste for positivo para um destes vírus, consequentemente há a exclusão da possibilidade de ser o novo coronavírus. Se a amostra não for positiva para um dos vírus do painel viral, um novo exame era solicitado para o Instituto Adolfo Lutz.

Fonte: Portal G1