segunda-feira, 16 de março de 2020

SAÚDE: sobe para 28 o número de casos suspeitos de coronavírus no estado do Piauí

DECRETO DE EMERGÊNCIA EM VIGOR

Medium decref

Na noite de domingo (15), o governador Wellington Dias expediu decreto que estabelece medidas a serem tomadas em âmbito estadual

Na manhã desta segunda-feira (16/03) durante entrevista coletiva no Palácio de Karnak, o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, disse que o Piauí possui atualmente 28 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19). Estiveram presentes na coletiva o secretário de Governo, Osmar Júnior e o secretário de Educação, Ellen Gera.

Na coletiva foi dito que haverá uma integração com os municípios, como meio de prevenção através dos postos de saúde, além da capacitação de profissionais e aparelhamento das unidades com equipamentos de proteção individual.

Na noite de domingo (15), o governador Wellington Dias expediu decreto que estabelece medidas a serem tomadas em âmbito estadual, em função da pandemia do coronavírus.

O documento cita entre as justificativas a declaração de emergência de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o risco de transmissão simultânea no mundo, além da necessidade de ações de combate à Covid-19, no âmbito estadual.

Para enfrentamento da situação de emergência, há previsão de isolamento; quarentena; determinação de realização compulsória de: exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; ou tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa.