domingo, 3 de maio de 2020

Conheça a belíssima Ilha do Passeio localizada no Município de |Araioses-MA




A Ilha do Passeio – uma espécie de anexo da Ilha do Caju no Delta do Parnaíba em Araioses/MA – está próxima de desaparecer por completo do mapa araiosense.
Isso está ocorrendo por conta do avanço do oceano em seu território que a cada ano fica cada vez menor.
A Ilha do Passeio é local de abrigo para dezenas de pescadores sendo a maioria deles do povoado Carnaubeiras – zona rural de Araioses.


Nas imagens acima mostra na primeira, como era a ilha em fevereiro de 2017 e a segunda, como ele se encontra agora, menos de quatro anos depois.

Cada vez que o mar avança esses pescadores tem seus barracos derrubados pelas altas marés e são obrigados a reconstruí-los em outro local mais a frente.

A situação atual deles é a pior que já enfrentaram, uma vez que seus barracos estão em uma área que nas grandes marés ficam com água na altura de quase um metro debaixo do piso dos seus barracos.
A única saída para ele seria se os proprietários da Ilha do Caju permitisse que eles construíssem seus abrigos na orla da praia, onde está o que resta da Ilha do Passeio.

Porém, isso é tido por eles como algo muito difícil, pois esse precedente poderia abrir caminho para invasão de pescadores de outras regiões ou até mesmo para quem não vive da pesca.
Dias atrás um redemoinho – que os pescadores chamaram de vendaval – destruiu três barracos dificultando ainda mais a vida deles