domingo, 2 de agosto de 2020

Docentes e estudantes egressos do Curso de Ciências Biológicas da UFDPar e equipe de tradutores de Libras-Português lançam livro com conteúdo em Libras inédito no país


Foi lançado esta semana pela EDUFPI o livro no formato de e-book intitulado "Manual de Libras para Ciências - A célula e o corpo humano" (capa abaixo), fruto da parceria entre os Professores do Curso de Ciências Biológicas Jesus Rodrigues Lemos e Rosemary Meneses dos Santos e vários alunos egressos deste Curso, estando à frente destes Bruno Iles e Taiane Maria de Oliveira, conjuntamente com os professores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Ana Cristina de Assunção Xavier Ferreira e Mário Augusto Silva Sousa Júnior e com a contribuição significativa dos surdos graduandos do Curso de Letras-Libras da UFPI/CMPP: Brunoro Rocha Gomes Macedo; Françoan Rodrigues da Silva Monteiro; Iago Pedro Mendes Pires Veras e Luann da Costa Silva Carneiro, da cidade de Teresina-PI.Segundo os organizadores da obra, este material editorial constitui-se em uma “ferramenta” que se destinará, especialmente, a um público social negligenciado e, por vezes, à margem da sociedade, a população surda. Produtos como este ainda são incipientes no mercado editorial brasileiro e, consequentemente, no âmbito escolar. Com esta temática específica (corpo humano) é o primeiro a ser publicado no país.

Registros da equipe durante a produção do livro "Manual de Libras para Ciências - A célula e o corpo humano".

Neste sentindo, este livro suprirá uma evidente lacuna no processo de comunicação no contexto do ensino formal, especificamente na Educação Básica (e também não formal) entre os surdos, tanto para os surdos entre si, quanto entre estes e os eximidos desta deficiência. Os organizadores ressaltam ainda que este material auxiliará profissionais que atuam com estes indivíduos com surdez, os Tradutores e Intérpretes da língua e os professores de Libras. Assim, os benefícios abrangerão vários profissionais que atuam ou desejam atuar com alunos surdos.

Todos os atores envolvidos no livro acreditam também que este incentivará profissionais de outras subáreas das Ciências Biológicas, bem como de outros campos do conhecimento, tais como Medicina, Enfermagem, Psicologia, etc., a proporem produtos similares, reforçando assim o conceito de inclusão social em sentido lato, já que estas áreas também encontram carência de material sobre o assunto e que têm histórico de dificuldade em realizar atendimento à pessoa com surdez.

Em suma, todos os envolvidos neste projeto esperam que este trabalho acrescente e amplifique o conhecimento técnico a todos, contemplando a pessoa com ou sem a surdez.

Bom proveito e divulguem o máximo que conseguirem!

O download do e-book poderá ser realizado no endereço https://www.ufpi.br/e-book-edufpi